terça-feira, 7 de outubro de 2014

Atividade integrada vídeo História das Coisas

Atividade integrada realizada no dia 9 de setembro ( quando não houve a prova para o 2º , 3º e 4º módulo NEJA ) 
colocamos 8 turmas no auditório: 201, 202, 203, 301, 302, 303, 401 e 402

Professores participantes

Geografia -                            Lourdes                  
Biologia -                               Suely
Língua Portuguesa     -       Elaine e Adriana
Física -                                   Arildo
Sociologia e Filosofia  -     Marcelo e Flávia
História   -                             Lázara

o vídeo assistido foi -  A História das Coisas -

A retórica do filme aborda os problemas mundiais em relação ao consumismo e ao processo industrial, principalmente os países com  maior nível de desenvolvimento econômico e industrial, como os EUA e alguns europeus. Um dos elementos básicos discutidos refere-se aos recursos naturais, sua forma de exploração, mau uso e degradação ambiental.

A sinopse do filme:

“A história das coisas” (The Story of Stuff) é um filme rápido (20 minutos), dinâmico e muito interessante. Trata do complexo sistema que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo. Segundo o documentário, esse sistema é muito mal explicado nos livros, que ignoram alguns aspectos importantes, como as pessoas que participam dessa engrenagem e os limites impostos pela natureza, por exemplo. 

A partir do filme, é possível compreender a relação estabelecida entre diversos problemas ambientais e sociais e a necessidade urgente de criarmos um mundo sustentável e justo. Como ponto central desse sistema analisado, o coração que o impulsiona, tem-se o consumo, amplamente incentivado após a Segunda Guerra Mundial. No mundo atual, quem não contribui para “a seta dourada do consumo” não tem valor. 

Para isso, diversas ações são postas em práticas com vistas à obsolescência (planejada e perceptiva) dos produtos. Nesse ponto, a mídia desempenha papel fundamental, pois bombardeia os telespectadores com anúncios de produtos e serviços, dizendo a eles que tudo está errado (seus cabelos, suas roupas, seus sapatos...) e que precisam consumir, consumir e consumir. Mas o resultado que o consumismo exagerado traz não é mostrado. 

A partir do documentário, houveram debates  sobre o amplo conteúdo abordado.
Consumismo   - Múltiplas linguagens utilizadas     -Sustentabilidade 
Extração de recursos naturais  -  Erosão   - Produtos químicos tóxicos x saúde 

Os alunos interagiram bem no debate, colocando suas dúvidas e pontos de vista em relação aos diversos pontos abordados.


    Nenhum comentário: