quarta-feira, 17 de setembro de 2014

BRASIL – ECOTURISMO BELEZAS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE


PROJETO

“Brasil – Ecoturismo
Belezas  Naturais e Sustentabilidade”

COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA
OLINDA  - NILÓPOLIS

TURMAS
301 - 302- 303   -  NOVA EJA
ENSINO MÉDIO NOTURNO

DIREÇÃO GERAL: ANDERSON ROBERTO
DIREÇÃO ADJUNTA: MÁRCIA BRAHIM

PROFESSORES ENVOLVIDOS:

LOURDES CORREIA – GEOGRAFIA
FÁBIO JOSÉ – LÍNGUA PORTUGUESA
 
EXPOSIÇÃO: 09/06/2014
19h-21.30

A QUADRA DA ESCOLA
  








Objetivos:
> Destacar as belezas naturais do Brasil principalmente neste período de Copa do
   Mundo, onde o nosso turismo fica mais em evidência pela pluralidade das
   paisagens brasileiras.

> Discutir a importância do nosso meio ambiente plural, com uma grande biodiversidade e
   a necessidade da preservação ambiental.

Apresentação:
O Brasil é um dos países mais conhecidos no mundo pelo seu potencial em turismo. Em todas as suas cinco regiões, seja através das serras, dos rios, das cachoeiras,  das praias, das reservas ambientais,  das grutas,  das trilhas,  dentre outros tantos elementos paisagísticos, o país é apreciado, principalmente pelos turistas internacionais. Falta uma política tanto a nível  de divulgação quanto em questões econômicas e estruturas que favoreçam ao povo brasileiro as condições para que o mesmo conheça o turismo da sua pátria.
Sendo o Brasil o 5º maior país do mundo em extensão territorial, localizado  na faixa tropical na maioria da sua extensão, e com um grande potencial hídrico, tanto a  nível  de água doce, com extensos rios, lagos , lagoas, cachoeiras  e um gigantesco Aquífero              ( Guarany), quanto em litoral, abrangendo grande porção territorial, com belíssimas praias. Além disso, possui uma grande variedade de fauna e flora responsável por uma das maiores biodiversidades do  planeta. 


Justificativa:
Sendo o Brasil um país com um grande potencial turístico, o ecoturismo tem como objetivo promover a integração homem-natureza de forma sustentável, aonde seja possível conhecer os espaços, admirar as belezas, praticar esportes entre outros sem agredir ao meio ambiente.  O ecoturismo é  um segmento de atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável. Ele incentiva a preservação deste patrimônio e busca formar uma consciência ambientalista baseada na interpretação do ambiente. Isso significa que este segmento tem contato direto com a natureza, e realiza atividades inseridas em ambientes naturais. São atividades turísticas que tem como base a relação sustentável com a natureza, levando em conta sua conservação.


Desenvolvimento:
Os alunos do curso da Nova Eja do módulo 3, Ensino Médio noturno,  turmas 301, 302 e 303 desenvolveram, junto com a professora de Geografia( Lourdes Correia ) uma pesquisa paisagística sobre o ecoturismo brasileiro, na Internet, fazendo um levantamento imagético  por estados e regiões brasileiras.
Junto com o professor de Língua Portuguesa ( Fábio José ) fizeram um levantamento da parte literária produzida a partir da natureza e paisagens do Brasil além de mensagens de poetas famosos destacando a importância da preservação do meio ambiente natural como forma de preservação para as futuras gerações.
Foram confeccionados painéis feitos com o princípio da sustentabilidade, usando a reciclagem como modelo a ser seguido por todos.
O material base usado :
> jornal
> filtros de papel ( já usados para fazer café )
> cola , tesoura e  verniz.
Além disso, foram confeccionas faixas de TNT com frases destacando o Brasil e suas belezas, com material reciclado.  


Período de pesquisa e preparação  do material:
Durante as aulas do mês de maio/ 2014, no colégio .

Exposição:
Os trabalhos serão expostos na feira pedagógica do C. E. Marechal Zenóbio da Costa, nos dias 9, 10 e 11 de junho 2014.
Durante o turno da noite, os alunos da NEJA estarão presente, pois irão desenvolver as seguintes atividades, em paralelo a exposição:
> Recitar poemas que destacam as belezas naturais do Brasil
> Cantar , em coro, as músicas:
. O sal da Terra -  Beto Guedes
. Rio de Janeiro – Ari Barroso  

Conclusão:

Muito mais do que a pesquisa, o objetivo principal é mostrar aos brasileiros o seu Brasil, com todas as suas nuances, biodiversidades, belezas e riquezas naturais. A escola é o espaço da construção do conhecimento como base da sua formação. A responsabilidade social da escola é fazer a integração teoria e prática, com o propósito da formação cidadã de cada um de seus alunos.  Desenvolver projetos que marcam, não só a vida dos alunos que pesquisaram, como compartilhar o conhecimento entre a comunidade escolar, como referencial acadêmico e dinamismo em seu espaço escolar. Mostrar uma escola viva, aonde o processo ensino aprendizagem seja a linha base para a construção de um grande país.     








http://www.appai.org.br/media/projetosimagens/revistaeducar/edicoes/89/#/54/zoomed 

Nenhum comentário: