quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dengue




Dengue é uma doença que ocorre principalmente nas áreas tropicais e subtropicais do planeta. O período de maior ocorrência é no verão, durante ou após as chuvas. É causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) levando o doente a ter febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos e nas costas, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas avermelhadas pelo corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias.

Há também outro tipo de dengue, a hemorrágica, que é a forma grave da doença. No começo, os sintomas são os mesmos, mas depois do 5º dia, alguns pacientes apresentam sangramento em vários órgãos, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida e/ou dificuldade respiratória. Esse tipo de dengue pode matar.

A transmissão da doença se dá através da picada do mosquito Aedes aegypti que chegou a América do Sul por meio de navios negreiros, com escravos, vindos da África, no período colonial. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.


Para tratar a dengue alguns procedimentos podem ser tomados para aliviar os sintomas, mas não há nada específico para seu tratamento. Podem ser tratados com dipirona ou paracetamol e a ingestão de muito líquido como água, sucos e soros caseiros. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirinas e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias. O importante é sempre procurar orientação médica ao surgirem os sintomas.

Mas para se evitar a doença, ações fáceis podem ser tomadas pela população para que se evite a proliferação do mosquito. Deve-se evitar o acúmulo de água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de garrafas, pneus, vasinhos de plantas, tambores, latões e muitos outros. Confira abaixo algumas ações de prevenção que podem se feitas por você na sua casa, escola, trabalho ou vizinhança:

Fonte: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html

O Ministério da Saúde criou uma bela cartilha – Entenda a Dengue, super explicativa. Nesta época do ano, o cuidado com a água parada e o combate a dengue devem se intensificar. Aproveite este ótimo material e veja dicas de como poderá trabalhar com seus alunos e colaborar para a dengue não atingir a sua comunidade!

Não deixe a dengue pegar você! A campanha contra a dengue continua e sua escola deve fazer parte dela. Veja o vídeo abaixo do Ministério da Saúde que mostra a mobilização da população brasileira em várias partes do país. Entre para esse time e combata a dengue também. Confira também a Turma do Combate. As crianças também não ficam de fora dessa batalha. Todos juntos no combate a Dengue!


Retirado do site http://dengueportalprofessor.wordpress.com/

Nenhum comentário: